Veículos de Comunicação

Oportunidade

Gripe: Apenas três laboratórios no País realizam exames

A Fiocruz/RJ, IEC/PA e Instituto Adolf Lutz (SP) são os responsáveis por atender toda a demanda

"Primeiro o exame é encaminhado à Campo Grande e depois segue para São Paulo?, disse o Dr. Michel -
"Primeiro o exame é encaminhado à Campo Grande e depois segue para São Paulo?, disse o Dr. Michel -

Apenas três laboratórios em todo o país recebem os exames dos pacientes com suspeita da Gripe A (H1N1) – popularmente conhecida como gripe suína.  A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), Instituto Evandro Chagas (IEC/PA) e Instituto Adolf Lutz (SP) são os responsáveis por atender toda a demanda, por isso a demora nos resultados.  Segundo o pneumologista, Michael Thomé, um dos responsáveis pelo atendimento de pacientes com suspeita da nova gripe, o fluxo é de exames é alto. “Em média o resultados dos nossos exames demoram de 30 a 40 dia para chegarem. Primeiro é encaminhado à Campo Grande e depois segue para São Paulo”.

Michael é um dos médicos que cuidou de Ana Paula Elias Guinda, 24 anos, que veio a óbito na segunda-feira (3). De acordo com ele, a jovem estava com pneumonia e não é possível afirmar que ela tenha sido vítima da nova gripe. “Não podemos precisar o diagnóstico sem os exames. Não é possível ter uma porcentagem. É um caso suspeito”.

O pneumologista explica ainda que o aumento da gripe sazonal neste período do ano é comum, mas que com o a divulgação da gripe H1N1 as pessoas estão mais alertas. “O aumento nas consultas está ligado às informações passadas pela mídia. De certa maneira isso é bom, pois quanto mais cedo diagnosticamos, melhores são as condições do tratamento”.