Estudantes interessados em concorrer bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre de 2010 têm o período de 15 a 19 de junho para se inscrever. A informação foi dada nesta quarta-feira (9) pela secretária de educação superior do Ministério da Educação (MEC), Maria Paula Dallari Bucci.
Segundo a secretária, o número de bolsas que serão concedidas ainda não está fechado, “mas a estimativa é de que sejam cerca de 60 mil obrigatórias”, disse. O número se refere às bolsas que as instituições de educação superior participantes do programa são obrigadas a oferecer, de acordo com a lei que instituiu o ProUni. Fora as obrigatórias, ainda existem as adicionais, que cada instituição decide como vai utilizar.
As inscrições serão feitas em etapa única. Os estudantes poderão fazer opção de até três cursos e instituições. A relação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada será divulgada no dia 21 de junho. Esses estudantes deverão comprovar suas informações junto às instituições de ensino entre 22 de junho e 2 de julho. Depois dessa fase pode haver mais cinco chamadas, de acordo com o número de bolsas ocupadas.
O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior. O programa faz dois processos seletivos por ano: um para os candidatos às bolsas com ingresso no primeiro semestre, e outro para candidatos com ingresso no segundo semestre. Desde o início do programa, em 2005, mais de 690 mil estudantes já ingressaram no ensino superior com bolsas do ProUni.
Mais informações sobre o Prouni para o segundo semestre deste ano serão divulgadas nos próximos dias, a partir de um edital, que terá inclusive o número de bolsas integrais e parciais