O dia 16 de agosto de 2006, o Internacional empatou com o São Paulo por 2 a 2, no Beira-Rio, e garantiu o título da Libertadores. No primeiro jogo, a equipe gaúcha tinha derrota o rival por 2 a 1, fora de casa.
Porém, se o Inter ganhou o último duelo mais importante entre os dois times, desde então a vantagem é do rival. Dos oito jogos disputados contra o São Paulo após o título da Libertadores – todos válidos pelo Brasileirão –, o time colorado venceu apenas um, empatou dois e foi derrotado por cinco vezes.
A equipe gaúcha passou a ter dificuldade ao enfrentar o rival paulista até mesmo quando joga do seu estádio. Dos quatro confrontos no estádio Beira-Rio, o Inter ganhou apenas uma vez, perdeu duas e empatou outra. Todos os jogos foram válidos pelo Brasileirão e o clube gaúcho não levou gol apenas em um.
Em 2007, derrota de virada por 2 a 1 – com o hoje gremista Borges marcando o da vitória. No ano seguinte, Nilmar desequilibrou para o Inter: 2 a 0. Em 2009, os comandados de Tite deram esperanças ao virarem o primeiro tempo por 2 a 0, mas cederam o empate na etapa final: 2 a 2. Já no confronto deste ano, em maio, os colorados viram uma falha de Abbondanzieri e um gol de Fernandão na derrota por 2 a 0 da equipe ainda sob a orientação de Jorge Fossati.
Jogar no Morumbi também não é um bom negócio para o Colorado. Nos quatro confrontos na capital paulista, quatro derrotas. E a última vez que o Inter comemorou algum gol no estádio paulista foi na final da Libertadores de 2006.
As repetidas vitórias dos últimos quatro anos fizeram com que o São Paulo passasse à frente do Inter no número de confrontos diretos envolvendo as duas equipes. Na história do duelo, os times já se encontraram 52 vezes. Os colorados saíram vitoriosos em 15 oportunidades e os tricolores em 18. Nos outros 17 jogos houve empate.
Mas, se os números gerais não ajudam muito o torcedor vermelho, nos que envolvem apenas partidas em competições internacionais, o Inter está invicto. Além da vitória e do empate na decisão de 2006, ocorreu o encontro na Sul-Americana do ano anterior. Naquele torneio, vitória por 2 a 1 no Beira-Rio e empate em 1 a 1, no Morumbi.