Veículos de Comunicação

Oportunidade

Jovens de TL participam de projeto nacional sobre Copa do Mundo

No próximo dia 7, oito reeducandos da Unei Tia Aurora se formam no curso de eletricista predial, realizado pela Missão Salesiana Dom Bosco

Ressocialização, arte e esporte estão aliados no projeto Feras do Mundial que os reeducandos da Unei Aurora Gonçalves Coimbra (Tia Aurora), de Três Lagoas, participam durante este período de Copa do Mundo. O projeto do Globoesporte.com é aberto para a participação de todos e tem o objetivo de colorir as cidades com os cinco mascotes da fauna africana criados para a iniciativa.

Através da Escola Estadual Polo Professora Evanilda Maria Neres Cavassa, que funciona dentro da unidade de internação, os reeducandos da Unei pintaram a unidade com os animais do Feras do Mundial e enviaram fotos para o site que deve publicar o trabalho desenvolvido e podem aparecer em programas esportivos da Rede Globo. “A ideia é valorizar o trabalho dos meninos através deste reconhecimento”, afirma o diretor da Unei Tia Aurora, Mauro Vicente Gerônimo.

“Quando estes garotos chegam à Unei eles estão com a autoestima baixa, então é importante trabalhar com eles este conceito de arte que chega a toda a população com um tema que eles também estão inteirados que é a Copa do Mundo”, diz. Para o diretor Mauro, a arte é o meio mais eficaz de socialização que pode ser aplicado com os reeducandos. “Principalmente em casos como o deste projeto, que tem repercussão, faz o trabalho deles aparecer, valoriza ainda mais e eleva a autoestima deles”, analisa.

Elefante, leão, girafa, rinoceronte e a zebra ilustram os cinco títulos mundiais do futebol brasileiro e foram os escolhidos para serem os animais-símbolo do Feras do Mundial. Com estes desenhos e as cores da bandeira do Brasil os reeducandos coloriram a Unei de Três Lagoas para a participação no projeto.

 Ressocialização

Segundo o diretor da Unei, incentivando a participação dos adolescentes internados é que se pode promover a ressocialização, por isso a unidade realiza diversos projetos de inclusão para os jovens. “Somente no ano passado, 42 meninos participaram de cursos profissionalizantes”, lembra Mauro Vicente.

No próximo dia 7, oito reeducandos da Unei Tia Aurora se formam no curso de eletricista predial, realizado pela Missão Salesiana Dom Bosco em parceria com o Conselho da Comunidade. Dia 13 os alunos participam de uma atividade teatral no espaço municipal de Três Lagoas. “Além disso, todas as sextas-feiras nós levamos os meninos para jogar futebol fora da unidade. É uma forma de incentivar também através da prática esportiva”, salienta o diretor.