Veículos de Comunicação

LONGE DA MALHA FINA

Mais de 12 mil contribuintes já declararam Imposto de Renda em Três Lagoas

Prazo está aberto há pouco mais de três semanas e segue até o dia 30 de maio

Mais de 12 mil contribuintes já declararam Imposto de Renda em Três Lagoas

Em Três Lagoas, 12.200 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 já foram entregues à Receita Federal até às 16h30 desta terça-feira (8). O número representa cerca de 22,8% do total esperado para Mato Grosso do Sul neste ano.

De acordo com a Receita, a estimativa é de que 672 mil contribuintes em todo o estado façam a entrega até o prazo final, em 30 de maio. Em Campo Grande, 57.700 declarações já foram recebidas, seguida por Dourados (13.605), Corumbá (7.100) e Ponta Porã (4.100).

O delegado adjunto da Receita Federal em Mato Grosso do Sul, Henry Tamashiro de Oliveira, reforça a importância de não deixar para a última hora. “A partir de segunda-feira [17 de março], os contribuintes já puderam iniciar o envio. O ideal é se antecipar para corrigir possíveis erros a tempo”, alertou.

Ele explica que, além do programa tradicional, disponível para download, a Receita vem incentivando o uso da declaração online por meio do portal e-CAC. “É uma ferramenta que deve se tornar a principal forma de entrega nos próximos anos”, destacou.

Atenção às novidades e aos cuidados

Entre as novidades deste ano está a atualização da tabela do IR, que isenta contribuintes com rendimentos de até R$ 33.888 em 2024. No entanto, Tamashiro lembra que é preciso observar outros critérios de obrigatoriedade, como rendimentos no exterior ou patrimônio acima dos limites legais.

O contador Felipe Gonçalves recomenda o uso da declaração pré-preenchida, feita por meio da conta Gov.br. “Essa opção reduz bastante as chances de erro, porque importa automaticamente os dados informados pelas fontes pagadoras”, explicou.

Para evitar a malha fina, o contador reforça que a principal causa de problemas é a divergência de rendimentos. “Se o que o contribuinte declara não bate com o que a empresa informou, a Receita detecta e trava a declaração”, disse. Outro fator comum são despesas médicas e educacionais elevadas, que precisam estar bem documentadas.

Felipe ainda orienta que a declaração não seja deixada para o fim do prazo. “Declarar cedo permite ver se há pendências e fazer correções com tranquilidade. São permitidas até cinco retificações, se necessário”, lembrou.

Prazo segue até o final de maio

O envio da declaração do Imposto de Renda 2025, referente ao ano-base 2024, pode ser feito até 30 de maio. Quem perder o prazo está sujeito à multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido.