Após a derrota para o Flamengo, na primeira partida das oitavas de final da Libertadores, a principal preocupação do técnico corintiano, Mano Menezes, foi tentar proteger seu astro. Ronaldo foi dominado pela zaga adversária, cometeu erro feio ao não dominar uma bola cruzada na área e foi substituído.
Seus erros e a má forma física e técnica não representam ameaça à posição do atacante entre os titulares, segundo o treinador. Ele está confirmado na partida de volta, no Pacaembu, na quarta.
"Não [vou barrá-lo] porque o desempenho dele é superior. Tivemos uma chance claríssima no segundo tempo, você lembra quem fez? É que disseram que era um jogo para dois jogadores [Adriano e Ronaldo e fica muito focado nisso. Mas Corinthians vai brigar pela classificação das quartas com o Ronaldo em campo", afirmou Mano.
O comandante corintiano deixou claro que protegia a estrela da companhia ao afirmar que não iria "destruir a moral dos nossos jogadores" após uma derrota. Falava de novo do atacante.
A substituição do atacante por Souza no segundo tempo, aos 37min, foi uma opção tática mais cautelosa, segundo Mano.
Explicou que, naquele momento da partida, não poderia arriscar a se abrir mais e tomar um segundo gol, o que poderia resultar em situação muito complicada para a classificação às quartas na segunda partida.
"Falei que logicamente que a expectativa é muito grande em jogador como Ronaldo. Você o mantém com a esperança de fazer algo", comentou.
"Mas o regulamento [da Libertadores] de hoje tem que se pensar nisso. O risco não deveria ser demasiado. Se fosse o último jogo, certamente eu o deixaria [junto com Souza]. Mas você tem que pensar que não pode tomar mais um gol. Se fosse o último jogo, seria diferente e poderia deixar os dois."
Mano afirmou que deve treinar para aprimorar aspectos do jogo corintiano e apresentar novidades. Mas não quis dizer se haverá alterações na equipe.
Duas possibilidades são as voltas do Alessandro e do Felipe. O retorno do lateral-direito é mais provável já que está bem fisicamente e o treinador admitiu deficiências na marcação no setor –foi Moacir quem fez o pênalti em Juan ao chegar atrasado.
Já Felipe segue se recuperando e não tem volta confirmada.