A locomotiva a vapor, conhecida por “Maria Fumaça”, que está parada no pátio da antiga Noroeste do Brasil (NOB) de Três Lagoas, área central da cidade há 40 anos, “seguirá viagem” para Campo Grande neste mês de setembro, segundo o prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB).
De acordo com o prefeito, inicialmente a restauração seria feita em Três Lagoas, mas os restauradores decidiram que seria melhor fazer a restauração na metalúrgica em Campo Grande. “Fica mais fácil do que deslocar a equipe e equipamentos para Três Lagoas”, destacou.
Depois de restaurada, a locomotiva voltará para Três Lagoas e será colocada nas proximidades do prédio da antiga estação ferroviária, no centro da cidade. O prefeito havia cogitado, inclusive, coloca-la na para Ramez Tebet. No ano passado o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), repassou a locomotiva ao município, que vai tombá-la como patrimônio histórico.
PRÉDIOS
O Departamento de Cultura vai fazer um levantamento dos imóveis com elementos históricos. A ideia, de acordo com o diretor, Rodrigo Fernandes, é fazer o tombamento das fachadas para evitar a descaracterização do projeto original. Existem imóveis em Três Lagoas construído na década de 1920, e que permanecem com as mesmas características, por exemplo, alguns na esplanada da NOB.
Três Lagoas já possui uma lei municipal aprovada em 2013 que garante ao município estabelecer regras para decretar um imóvel como patrimônio histórico. Rodrigo Fernandes destaca que a preservação desses imóveis é importante para a cultura e história da cidade.