
Reduzir os números de notificações e multas, aumentando a busca da população por orientações. Essa é a temática que está sendo trabalhada pelo secretário de Meio Ambiente, Mateus Arantes.
“Temos uma equipe capacitada para desenvolver trabalhos de orientação e fiscalização; queremos dar prioridade a esses dois trabalhos antes de efetuar a multa”, explicou o secretário de Meio Ambiente Mateus Arantes.
Segundo Mateus, o importante é fomentar a participação ativa da população nas políticas públicas ligadas ao Meio Ambiente, trazendo a comunidade mais próxima da Secretaria e das orientações que a pasta tem a oferecer.
Dentre as atribuições da Secretaria estão a implementação, licenciamentos e fiscalização das políticas públicas do município para o Meio Ambiente, priorizando a preservação, recuperação e educação ambiental. Nessas esferas, busca-se atuar com maior ênfase na orientação de todos esses campos.
“Queremos que a população conheça nosso trabalho e compreenda que pode contar conosco. Trabalhamos para a comunidade e em prol do desenvolvimento do nosso Município”, apontou Mateus, citando exemplo.
“Se um munícipe quer realizar a poda de uma árvore em frente a sua casa e não sabe como proceder, basta que ele entre em contato com a nossa Secretaria que nós colocamos a nossa equipe à disposição para sanar dúvidas e acompanhar o procedimento. Dessa forma o munícipe age de acordo com o Código de Posturas do Município e evita multas, uma vez que elas são aplicadas quando há o descumprimento do Código”, explicou Arantes.
Outras ações que devem ser acompanhadas pela Secretaria estão ligadas a retiradas de árvores, fiscalização de terrenos sujos, calçadas sem área permeável e arborização. Caso alguma dessas ações seja realizada sem o acompanhamento e aval da Secretaria de Meio Ambiente, o munícipe recebe uma notificação, podendo esta transformar-se em multa. “Queremos evitar que as multas ocorram, pois dessa forma o munícipe, além de não ser onerado também nos ajuda a cuidar do aspecto paisagístico da cidade e do Meio Ambiente, nosso principal objetivo”, finaliza o secretário.
Para sanar dúvidas e esclarecer procedimentos técnicos, a população pode procurar a Secretaria de Meio Ambiente localizada na Avenida Capitão Olinto Mancini, 2.642, bairro Colino. Informações também podem ser obtidas através do telefone 3929-1248.