
Três Lagoas recebeu no fim de semana o mestre em Jiu-Jitsu Mauro Gomes, conceituado nesta modalidade de luta que reúne vários “seguidores” em toda região. Participaram lutadores de Três Lagoas, Cassilândia, Andradina e Ilha Solteira, totalizando aproximadamente 50 inscritos. O evento teve por objetivo aprimorar técnicas novas que estão sendo introduzidas em outros países e que já foram repassadas ao mestre, que reside em Campinas (SP).
Seminário como esse ocorrido no sábado é realizado um vez por ano. Em Três Lagoas o evento ocorreu na MGTeam, academia comandada pelo sensei André Luiz Tozoni. Como anfitrião, ele considerou a participação de vários municípios como positiva e afirmou que a ocasião serviu como uma “troca de conhecimento” entre os adeptos da modalidade.
O JIU-JITSU
Segundo alguns historiadores o Jiu-jitsu ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo o jiu-jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde desenvolveu-se e popularizou-se.
No Brasil ele foi muito divulgado pela família Grayce, do Rio de Janeiro. Em Três Lagoas são três academias que oferecem esta arte marcial, inclusive com a realização, nos próximos dias, de uma competição regional.