As mortes em acidentes nas rodovias federais do Brasil durante os quatro dias de feriado de Corpus Christi caíram 35% em 2011 se comparado ao mesmo período de 2010, segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal).
De acordo com o balanço divulgado pela polícia na tarde desta segunda-feira (27), no ano passado, foram registradas 131 mortes, e neste ano, 85 em todas as estradas federais brasileiras. Neste feriado, ficaram feridas 1.232 pessoas nos 2.073 acidentes atendidos, que foram 5% em relação a 2010.
Minas Gerais e Espírito Santo registraram a maior queda no número de mortes. Nas federais de Minas foram 14 mortos em 2011 e 24 no ano passado. No ES o número de mortes caiu 82%, já que neste ano teve duas mortes, e em 2010 foram 11.
No Amazonas, Amapá, Tocantins e Roraima, nenhuma morte foi registrada. Já em Alagoas, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí, somente uma ocorrência com morte foi atendida em todo o feriado prolongado.
Segundo a inspetora Maria Alice Nascimento Souza da PRF, a redução é uma mostra de que existem maneiras de enfrentar a mortalidade no trânsito, mas lembra que estas soluções passam por diversos setores.
– É importante que toda a sociedade se envolva na luta por um trânsito seguro, começando pela conscientização na família, escolas e empresas. Além disso, é preciso investir em melhorias de vias e veículos, além do aprimoramento da fiscalização estratégica e políticas de governo.