
Professores da rede municipal de ensino vão participar entre amanhã e sexta-feira de uma capacitação em educação ambiental promovido pelo Instituto International Paper. O objetivo é orientar os educadores a trabalhar em sala de aula com o ‘kit’ do projeto Guardiões da Bioesfera, cujo do conteúdo faz parte um almanaque didático de apoio ao professor e um DVD, com o novo episódio e os três filmes anteriores, que incluem a Mata Atlântica, o Pantanal e o Cerrado.
Foram selecionados 80 educadores, entre Coordenadores pedagógicos, professores de Educação Física e Artes das 16 escolas municipais da Cidade receberão informações sobre o conceito de Educação Ambiental, sobre os biomas brasileiros, com enfoque à Caatinga e no Pantanal.
O objetivo da capacitação é aproximar a comunidade dos projetos da empresa para o meio ambiente, trabalhar a educação ambiental e estimular o setor educacional em desenvolver esse tipo de conteúdo dentro da sala de aula.
A capacitação será realizada das 7h às 17 horas, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, localizada na rua Darcy Pio, bairro Santos Dummont (antigo prédio da escola Eufrosina Pinto)
PROJETO
O projeto “Os Guardiões da Biosfera” é desenvolvido especialmente para crianças de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental com o objetivo de levar conhecimento sobre as características da fauna e flora brasileira, sensibilizando educadores e alunos sobre a importância da preservação ambiental e do respeito à natureza. Ao todo, são cinco biomas – Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Caatinga e Floresta Amazônica – reconhecidos e monitorados pela Unesco, organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura.
A iniciativa conta com incentivo da Lei Rouanet, a animação é realizada por uma equipe de profissionais brasileiros. O projeto – desenvolvido pela Enjoy Arts e produzido pela Magma Cultural – prevê ainda o lançamento de mais uma aventura, na Floresta Amazônica.
A International Paper distribuiu o kit “Os Guardiões da Biosfera” para 36 mil escolas públicas e privadas em todo o Brasil, além de quatro mil ibliotecas públicas. Os episódios também estão disponíveis para download gratuitamente no site.