Veículos de Comunicação

Oportunidade

Noventa e seis Municípios têm Situação de Emergência reconhecida pela União

A maior incidência deste último fenômeno ocorreu no Estado de Alagoas - 33 casos

Na última quinta-feira, 15 de abril, 96 municípios tiveram a Situação de Emergência reconhecida pelo governo federal. Os acontecimentos foram causados por fenômenos como enchentes, enxurradas, geadas, vendavais, tempestades e estiagem.
 
A maior incidência deste último fenômeno ocorreu no Estado de Alagoas – 33 casos. Os dados foram apurados em levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
 
Outros seis Estados sofreram com os fenômenos citados. Assim como Alagoas, Municípios de Roraima e Sergipe também sofreram com a seca que castigou milhares de pessoas.
 
Em oito Municípios do Maranhão e em cinco de Santa Catarina, enchentes e enxurradas foram os fenômenos que predominaram. Alguns Municípios paulistas e gaúchos tiveram de lidar com fortes geadas e vendavais, respectivamente – salvo exceções como Iguape (SP), em que os principais eventos causadores da SE foram enchentes e enxurradas.
 
O Processo
 
A Situação de Emergência é reconhecida pelo poder público após a decretação feita pelo prefeito – no máximo 30 dias após o evento – e a homologação pelo governador do Estado. Estas condições são consideradas válidas quando os danos podem ser superados pela comunidade afetada.
 
A CNM argumenta contra falhas no processo de liberação de recursos da União, que ainda é considerado bastante burocrático.