Veículos de Comunicação

Oportunidade

Paraíso das Águas elege seu primeiro prefeito em março de 2010

A campanha eleitoral deve ocorrer entre 10 de fevereiro a 13 de março

No dia 14 de março de 2010, a população de Paraíso das Águas, o mais novo município de Mato Grosso do Sul, vai eleger o seu primeiro prefeito. A data ficou definida ontem (10/12) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante uma reunião com o desembargador Luiz Carlos Santini, o governador André Puccinelli, o deputado Ary Rigo (PSDB), os prefeitos de Água Clara (Edvaldo Alves de Queiroz), Chapadão do Sul (Joselito Krug) e Costa Rica (Jesus Queiroz Baird), o vereador Ivan da Cruz Pereira, e outras lideranças da região.

Conforme anunciou o desembargador Santini, presidente do TRE, as convenções partidárias de Paraíso das Águas, que tem cerca de 2.500 eleitores, 4.800 habitantes e território de 4.869 km², deverão ocorrer de 23 de janeiro a 7 de fevereiro, com data final para registro de candidatos em 9 de fevereiro, sob responsabilidade do juiz eleitoral de Costa Rica.

A campanha eleitoral deve ocorrer entre 10 de fevereiro a 13 de março, com as eleições marcadas para um domingo, 14 de março de 2010. A posse do prefeito será em 10 ou 11 de abril, data a ser escolhida pelas lideranças da região.

Desde 2001, o deputado Ary Rigo e lideranças da região, como o vereador Ivan, trabalham pela emancipação de Paraíso das Águas. Em 2003, um projeto de lei do deputado foi transformado em lei estadual, a de número 2.679, que transformou o distrito em município, o qual formaria o seu território com terras de Água Clara, Chapadão do Sul e Costa Rica, conforme acertado com os prefeitos daquela época.

Entretanto, a lei foi contestada pela prefeitura de Costa Rica, que entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin 3018) e obteve uma liminar favorável, suspensa somente agora, no dia 2 de dezembro, após o deputado Rigo obter total apoio do governador André Puccinelli, que agendou e liderou uma missão em audiência no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, no dia 1° deste mês.