O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) marcou a posse da hoje senadora Marisa Serrano para às 9h da próxima segunda-feira (27) em sessão solene naquela Corte.
Para assumir a vaga, ela terá que renunciar ao mandato no Senado, asumindo seu lugar o empresário Antônio Russo, atualmente sem partido.
Marisa Serrano é a segunda mulher a ocupar o cargo de conselheira em 31 anos de existência da Corte de Contas, em substituição à conselheira Celina Jallad que faleceu em fevereiro deste ano, tendo permanecido apenas 90 dias no cargo.
Formada em Letras e Pedagogia, a senadora ocupou os cargos de professora, supervisora, diretora de escola, Secretária Municipal de Educação de Campo Grande e Secretária Estadual de Educação. Além disso, dirigiu a Delegacia do Ministério da Educação –MEC- no Estado, ajudando a reconhecer 54 cursos superiores e liberando recursos para a instalação de 16 escolas agrícolas.
Participou da fundação da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar – OMEP/BR/MS – e foi Presidente Estadual e Vice-Presidente Nacional da organização.
Sua carreira política teve início em 1977, tendo sido eleita vereadora mais votada em Campo Grande. Em 1994 elegeu-se deputada federal, sendo reeleita em 1998. Nesse período, participou da redação final da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da elaboração do Plano Nacional de Educação – PNE.
Foi eleita presidente do Secretariado Nacional do PSDB/Mulher 2002 e reeleita em 2003.
Em 2002, Marisa disputou o Governo do Estado. Em 2004, foi eleita vice-prefeita de Campo Grande. Em 2006 tornou-se a primeira mulher a se eleger para uma cadeira do Senado em Mato Grosso do Sul, com mandato até 2015. Também foi vice-presidente da Executiva Nacional do PSDB.
Ocupava no Senado, até recentemente, as funções de vice-presidente da Comissão de Educação e presidente da Subcomissão Permanente da Água. Nesta Legislatura, foi membro titular das comissões: Educação, Cultura e Esportes; Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle; Assuntos Sociais e da Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência.