Será inaugurado hoje (4) o Setor Empresarial do Estabelecimento Penal de Paranaíba (EPPar). O espaço foi disponibilizado após reformas realizadas com recursos do Conselho da Comunidade.
A inauguração aconteceu nesta manhã e contou com a presença do Juiz da Vara Criminal e Execução Penal de Paranaíba, Francisco Vieira de Andrade Neto, do diretor de Assistência Penitenciária da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Leonardo Arévalo, e do presidente do Conselho da Comunidade de Parnaíba, Fidelcino Ferreira de Moraes, além de autoridades locais.
De acordo com o diretor do EPPar, José Carlos Marques, no setor empresarial já foi instalada a empresa de confecção de calçados D-4. Segundo ele, os internos já estão passando por um treinamento para trabalharem no local. “Acreditamos que a produção acontecerá em grande escala futuramente”, informa.
Cerca de vinte internos deverão ser contratados pela empresa de calçados. O trabalho será remunerado conforme a produção individual. Os internos também terão remição da pena, ou seja, a cada três dias de trabalho, um dia será diminuído de sua pena total.
O diretor da unidade penal destaca que o oferecimento de trabalho aos reeducandos também visa sua qualificação profissional e recolocação no mercado de trabalho, no momento em que for reinserido na sociedade. “Objetivamos com a inauguração firmar novas parcerias com os empresários locais, fazendo com que aumente a qualificação profissional dos internos, afastando-os da reincidência criminal”, ressalta.