
O comando dos atletas do xadrez nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, que acontecem em Fortaleza (CE) entre os dias 10 e 19 de setembro, estará com a professora Maria Aparecida Cirillo, da escola Funlec.
Ela foi selecionada devido à participação dos enxadristas três-lagoenses na última edição dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (Jojums), em junho. Foram um primeiro e um terceiro lugares conquistados em Campo Grande.
A “professora Cirillo”, como é conhecida a técnica, informou que o Estado estará representado apenas pela enxadrista Maria Eduarda Galvani, de Três Lagoas e mais um jogador de Campo Grande.
A competição envolverá equipes de todo o País e ela não escondeu o orgulho. “É muito bom. Nosso xadrez é respeitado e sempre tive esperança de conquistarmos a vaga. A competição é muito difícil. Já conquistamos primeiro, segundo lugar antes, mas o Brasil todo vai estar lá. Muitas ‘feras’ jogando, se errar, pode perder a partida”, comentou.
A técnica mostrou-se muito animada com a possibilidade de mais uma atleta da Cidade conquistar uma vaga no Sul Americano. “Gosto muito de trabalha com o xadrez, com a base, descobrir talentos. Temos vários, alguns com apenas 7 aninhos. Tenho esperança que a ‘Duda’ (Maria Eduarda) fique em primeiro ou segundo lugar e vá para o Sul Americano. Será a primeira vez dela lá, é complicado, mas temos chances”, finalizou.