
As queimadas controladas serão suspensas a partir de hoje (27) e se estenderão até 26 de setembro. Na região do Pantanal, as queimadas ficarão suspensas até 26 de outubro. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Este período foi estabelecido em função das previsões meteorológicas para um inverno 40% mais chuvoso do que a média histórica. Segundo o superintendente de Meio Ambiente, o inverno tem sido mais chuvoso. “Se for necessário, prorrogaremos o período de suspensão, mas a determinação é que até o final de setembro as queimadas ficarão suspensas em todo o Estado”, afirmou Roberto.
O Superintendente explica que no bioma Pantanal o período de suspensão de queimadas será maior, até 26 de outubro, devido aos riscos causados pela seca. “Houve um período pequeno de enchentes este ano no bioma Pantanal, por isso as áreas sujeitas à queimada são maiores” explicou Roberto. Nesta época, os focos de calor são maiores na região pantaneira, por isso a atenção deve ser redobrada para evitar as queimadas.