Praticantes de Jiu-Jitsu em Paranaíba e região tiveram a oportunidade de participar de um seminário sobre a arte marcial realizado no último sábado e domingo na academia Esporte e Saúde.O seminário foi ministrado pelo mestre Claudionor Cardoso, um dos instituidores da modalidade em Mato Grosso do Sul.
Maracaju
Seminário de Jiu-Jitsu reúne adeptos da luta em Paranaíba
Segundo o mestre e organizador do encontro, Radir Junior Gomes, o seminário e a troca de faixa foram feitos em um período atípico por dificuldades de conciliação de agenda. “Geralmente o encontro acontece no final de cada ano, neste caso, o seminário é referente ao ano de 2013”, explicou.
Na programação, os atletas receberam orientações e informações sobre novas técnicas e a modalidade. “É uma forma de atualizar os alunos para que eles possam acompanhar as mudanças que acontecem no Jiu-Jitsu”, falou Radir.
No domingo os atletas passaram por exame para troca de faixa. De acordo com o mestre Radir, participam dessa avaliação aqueles que completaram dois anos na mesma faixa. “Essa graduação é feita com base na técnica dos alunos que se apresentam, além de ser uma forma de oficializar o tempo de treino deles”, explicou.
Cerca de vinte e cinco atletas participaram do encontro em Paranaíba; dois foram graduados para a faixa azul e um para a faixa marron.
Segundo Radir, o objetivo do seminário é incentivar e estimular a pratica do Jiu-Jitsu, além dos alunos passarem por uma reciclagem quanto às mudanças na modalidade. “Nossa intenção é manter o aluno vinculado ao Jiu-Jitsu, com expectativa de evolução”, comentou.
Os atletas de Paranaíba já são referência em Mato Grosso do Sul pelo bom desempenho em competições. No ano passado, a equipe Tribo da Luta, de Jiu-Jitsu e MMA, treinada pelo mestre Radir, representaram o município em diversos campeonatos no Estado e também no interior de São Paulo com bons resultados e presença nos pódios. “O que queremos é continuar sendo destaque no cenário estadual, desempenhando um bom papel nos campeonatos que é resultado do trabalho que realizamos diariamente”, completou.