Veículos de Comunicação

Oportunidade

Sesi atende mais de 11 mil trabalhadores no Estado com o Programa Indústria Saudável

O número de atendimento é 84,6% superior ao realizado no ano passado

O Sesi atendeu durante este ano 11.078 trabalhadores de 32 empresas em Mato Grosso do Sul com o Programa Indústria Saudável, que consiste em traçar um diagnóstico do estilo de vida dos industriários de cada empresa instalada nos municípios pólos do Estado partindo de entrevistas individuais. O número de atendimento é 84,6% superior ao realizado no ano passado, quando foram atendidos 6 mil industriários das cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, e 10,78% acima da meta estabelecida para este ano de atender 10 mil trabalhadores.

“Estamos muito satisfeitos pela abrangência do Indústria Saudável no Estado, principalmente quando comparamos com os números do ano passado, pois dobramos a meta de atendimento e ainda assim ultrapassamos em quase 11%, chegando os 11.078 atendimentos. Isso demonstra a preocupação do Sesi em garantir ao trabalhador bem-estar e qualidade de vida”, disse a coordenadora do Programa no Estado, enfermeira Denise Garcia de Oliveira.

Ela acrescenta que a intervenção proposta inclui o preenchimento de um questionário epidemiológico, por meio de entrevistas individuais com o trabalhador, com duração media de 20 minutos, e que contemplam condições de saúde, estilo de vida, características sócio-econômicas e demográficas e a presença de doenças e de seus fatores de risco. “Além do questionário, também realizamos aferições da pressão arterial, do peso, da altura, do índice de massa corporal, da circunferência abdominal e avaliação bucal, também com duração de 20 minutos”, ressaltou.

Denise Garcia completa que, ao fim da intervenção, o trabalhador recebe informações sobre hábitos saudáveis de vida, bem como orientações sobre prevenção e controle das doenças, sendo que os dados obtidos são utilizados para conhecer a realidade quanto aos riscos de doenças crônicas e para a proposição de soluções adequadas a cada empresa por meio dos serviços oferecidos pelo Sesi.

A coordenadora do Programa acrescentou que em todo o Estado 32 empresas receberam a equipe do Indústria Saudável, que emitiu 40 relatórios, sendo que em Campo Grande foram atendidos 4.089 trabalhadores das seguintes empresas Frigorífico Bertin, Construtora OAS, Cooperativa Central Oeste Catarinense, Divino Sapore, Correios, Reop, Mov Flex, Patena, Telemont Engenharia (Campo Grande, Anastácio e Coxim), Universo Íntimo e Zoomix.

O Sesi atendeu na região de Dourados o maior número de industriários 5.528 das indústrias Alimentos Dallas, Copasul (Naviraí), Correios, Indústria de Carnes Minerva, Infinity Agrícola, LDC Bioenergia, Preservar Prestadora de Serviços, Rima Ambiental, Safi Brasil Energia, Suplementar Nutrição Animal, Telemont Engenharia, Território do Couro e Usina Naviraí. Em Três Lagoas e região foram atendidos com o Programa Indústria Saudável 1.667 trabalhadores das empresas Correios, Cipa Indústria de Produtos Alimentares, Kidy Birigui Calçados, Klin Produtos Infantis, Metalfrio, Sultan Indústria de Artefatos Têxteis e Telemont Engenharia (Três Lagoas e Chapadão do Sul), enquanto em Corumbá foram atendidos 94 trabalhadores dos Correios e da Sanesul.