
Três Lagoas conquistou neste final de semana mais dois títulos individuais no xadrez. Nos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (Jems – 12 a 14 anos), o campeão masculino foi Paulo Vicente Berti Neto, da escola Funlec. Já nos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (Jojums – 15 a 17 anos), Maria Eduarda Angeli Galvani (também da Funlec), sagrou-se bicampeã entre as meninas.
As conquistas aconteceram na Escola Municipal Irene Szukala, em Campo Grande, sede das competições. O resultado garante os dois enxadristas como representantes de MS nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, que acontecem em João Pessoa (PB), no mês de setembro, para atletas de 12 a 14 anos e Londrina (PR), para os jovens de 15 a 17 anos (dezembro).
A conquista foi exaltada pela técnica da equipe, a professora Maria Aparecida Cirillo. “Conseguimos dois títulos. Por um triz não houve um terceiro campeão. Mas o nível estava muito forte e o resultado está dentro do nosso trabalho. Isso mostra a força de Três Lagoas no xadrez”, salientou. “Foi a única cidade com dois campeões. É um orgulho muito grande”, continuou a técnica.
A equipe três-lagoense, além dos campeões, contou também com Nayellen Sayuri Ribeiro Aizaya (Escola Dom Bosco), Ana Carolina Martinelli, José Henrique Galvani, Leonardo Citro, João Pedro dos Santos Seade e Camila Cristina Cucera (todos da Funlec).
GERAL
Na classificação geral por equipes, Três Lagoas também conseguiu bons resultados. Nos Jems, feminino, um terceiro lugar com 4,5 pontos, atrás apenas da campeã Corumbá, que marcou 6,5, e de Campo Grande, segunda colocada com 5 pontos. Entre os meninos, os três-lagoenses sagraram-se campeões, com 8,5 pontos. Corumbá (6,5) ficou em segundo e Campo Grande (6) terminou na terceira posição.
A cidade conquistou o título no masculino também dos Jojums, ao somar 6,5 pontos. Campo Grande ficou em segundo com 5,5 e, a terceira colocação foi do time de Maracaju (5 pontos). As meninas ficaram com a medalha de prata após alcançar 5,5 pontos. Campo Grande foi campeã com apenas meio ponto a mais. Maracaju fechou o pódio, encerrando a participação em terceiro, com quatro pontos.