O Movimento Internacional Aliança pela Infância promoveu na última semana, a "Semana do Brincar", envolvendo instituições de vários países que desencadearam atividades com o objetivo de fortalecer um dos direitos fundamentais das crianças: o direito ao brincar.
Especificamente em Dourados, acadêmicos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Apoio à Docência (PIBID), desenvolveram uma pauta de brincadeiras com as crianças do Lar Santa Rita de Cássia, no último sábado (28).
Para instituições participantes, brincar não é perda de tempo, mas uma atividade que as crianças levam a sério, pois permite que elas vivam o mundo, experimentem as expressões simbólicas e expressem sua imaginação e a criatividade.
Nas atividades, as crianças foram as protagonistas, contudo, envolveram e ensinaram muito aos adultos – futuros professores e professoras da UEMS, conforme explicou a coordenadora do Projeto. “Mostraram que são cidadãs ativas, que se apropriam da cultura do mundo, mas a recriam, enriquecendo suas culturas de pares, tal como discutem os autores da Sociologia da Infância. As crianças mostraram, ainda, que brincar é fundamental para elas, pois oportunizam a utilização de várias linguagens e assim podem explorar e viver o mundo com mais qualidade, aprender sobre ele. Tais questões, muitas vezes, não são percebidas pelos adultos, e são ações, reações, intenções que deveriam adotar”, afirmou a coordenadora do projeto Giana Yamin.