Veículos de Comunicação

Oportunidade

UFMS oferece três novos doutorados em 2010

As novas pós-graduações contemplam áreas de grande crescimento e que exploram potencialidades do Estado

No ano de 2009 a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) implantou três novos doutorados, todos aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As novas pós-graduações contemplam áreas de grande crescimento e que exploram potencialidades do Estado. Estes três novos doutorados serão fundamentais, pois não vão gerar conhecimento apenas para a Universidade, mas para todo o Centro Oeste. Sem desenvolvimento cultural, educacional e sem a realização de pesquisas a região não cresce, e eu acredito que a UFMS seja o ponto de partida para tudo isso, explica o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dercir Pedro de Oliveira.

   
Tecnologias Ambientais


Segundo o projeto apresentado a CAPES pelo coordenador do programa de pós-graduação em Tecnologias Ambientais da UFMS, professor Teodorico Alves Sobrinho, as políticas de investimento do Governo Federal têm incentivado o financiamento de projetos de pesquisa e inovação tecnológica para as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do País.

O programa teve início com o curso de Mestrado em Tecnologias Ambientais, implantado em 2001, já diplomou 94 mestres e obteve nota quatro na avaliação do último triênio efetuada pela CAPES, cuja nota máxima é cinco. A avaliação positiva permitiu a elaboração da proposta do curso de doutorado no programa. Nossa expectativa é que o trabalho de formação de recursos humanos qualificado, iniciado com o mestrado, tenha continuidade, explica o professor Teodorico.

O Doutorado em Tecnologias Ambientais tem início previsto para março de 2010 e o edital do processo seletivo está publicado no site da pós-graduação www.pgta.ufms.br. A seleção acontecerá no início de fevereiro de 2010. A pós-graduação, em nível de doutorado, terá duração de 36 a 48 meses e estão previstas cinco vagas. Dentre as linhas de pesquisa previstas estão Recursos Hídricos, Tecnologias de Controle da Poluição, e Diagnóstico e Avaliação de Impactos Ambientais. Os alunos desenvolverão pesquisas e terão conhecimentos sobre a melhor utilização, conservação, reuso e gestão das águas, nos aspectos qualitativo e quantitativo, nas fases aéreas, superficial e subterrânea; além de estudos relativos à avaliação de impactos ambientais e controle da poluição. 


Ciência da Computação


De acordo com o professor Marcelo Henriques de Carvalho, coordenador da nova pós-graduação, o recém-aprovado doutorado em Ciência da Computação teve seu projeto submetido à CAPES em abril deste ano. Há muito tempo o doutorado é esperado pela comunidade.

A aprovação foi divulgada pela CAPES em 12 de novembro de 2009. Temos previsão de iniciar as inscrições em abril de 2010, a seleção em maio e a matrícula em junho para que o curso tenha início em agosto. Ainda não temos um número de vagas definido, mas acredito que seja próximo de seis, explica o professor.

A pós-graduação é voltada para mestres em Ciência da Computação ou áreas afins e tem duração prevista para quatro anos. Dentre as linhas de pesquisa a serem contempladas estão Sistemas de Computação, Sistemas de Informação e Teoria da Computação.

O novo doutorado, único na área de Ciência da Computação na região Centro-Oeste, recebeu conceito 4 da CAPES e será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da modalidade chamada multiinstitucional. As disciplinas serão oferecidas tanto aqui na Faculdade de Computação (FACOM) da UFMS quanto no Instituto de Informática da UFG. O intercâmbio de professores será importante, pois assim as instituições complementarão as necessidades uma da outra. Juntos temos um grupo de pesquisa forte e bem estruturado, elucida o professor Marcelo.


Ciência Animal


Em 2010, o projeto acalentado nos últimos anos pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal irá se materializar com a implantação do Doutorado de mesmo tema. A pós-graduação irá oferecer as áreas de concentração em Produção Animal e em Saúde Animal. O Programa de Pós-graduação teve início com o Mestrado em Ciência Animal, que começou suas atividades no ano de 2002 e atualmente conta com a dedicação de 31 professores, e sete pesquisadores permanentes, além de colaboradores da própria Instituição, de diversas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de outras Instituições de Ensino Superior.

No intervalo de agosto de 2004 a setembro de 2009 ocorreram 107 defesas de dissertações. O corpo docente tem se esforçado para elevar sua produção científica, buscando periódicos internacionais e Qualis A, o que foi determinante para o conceito 4 da CAPES no ano de 2007. O doutorado foi aprovado na gestão da coordenadora Maria da Graça Morais. Atualmente o coordenador da pós-graduação é o professor Gumercindo Loreano Franco.