A ALL – América Latina Logística e a Eldorado Brasil acabam de fechar um contrato para atender à logística de saída da fábrica de celulose de Três Lagoas (MS), que tem previsão de entrar em operação em 2012 e será a maior fábrica de celulose do mundo em uma única linha de produção. O contrato prevê a movimentação de 800 mil toneladas por ano, com investimentos de cerca de R$ 300 milhões em material rodante, melhoria de via, além da construção de terminais de transbordo em Aparecida do Taboado (MS) e Santos (SP).
Para o diretor comercial da ALL, Sergio Nahuz, o contrato, com duração de 15 anos, representa um salto no volume total de celulose transportada pela empresa. “Com a carga da Eldorado, estaremos perto de dobrar o volume anual movimentado neste segmento, fortalecendo a carteira de celulose como uma das maiores da nossa área de industrializados”, explica.
“Com essa parceria damos início a um projeto multimodal de logística que combina os principais meios de transporte disponíveis no país e contribuirá para manter o custo da nossa celulose extremamente competitivo no mercado internacional”, afirma Rogério Peres, presidente da Eldorado Brasil.
No segmento de papel e celulose, a ALL já transporta 1,2 milhão de toneladas por ano, atendendo às principais empresas do setor. Com o acordo com a Eldorado Brasil, o volume irá crescer para 2 milhões de toneladas por ano.
Intermodalidade – A operação de outbound da celulose da Eldorado vinda do Mato Grosso do Sul será intermodal, começando com uma ponta rodoviária de 90 km entre Três lagoas e Aparecida do Taboado, onde será construído um terminal de transbordo, seguindo por um trecho ferroviário de 900 km até o Porto de Santos.
Perfil ALL
Maior empresa independente de serviços de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL – América Latina Logística possui uma malha de 21.300 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, e nas regiões de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. Opera uma frota de 1.095 locomotivas, 31.650 mil vagões e 650 veículos rodoviários, entre próprios e agregados, e conta com unidades localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga.
Fundada em 1997, com a concessão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), para atuar na malha sul do país, vem ampliando sua atuação em um histórico sem precedentes de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro. Em 1999, adquiriu as ferrovias argentinas MESO e Central e em 2001 integrou os ativos da operadora rodoviária Delara. Com a incorporação da Brasil Ferrovias em 2006, incluiu em suas operações o acesso ao Porto de Santos passando a atuar nos maiores corredores de exportação de commodities e nas mais importantes regiões industriais do país.
Eldorado Brasil
É responsável pelo projeto de construção da maior fábrica de celulose do mundo em uma única linha, em Três Lagoa (MS). O investimento estimado de R$ 4,8 bilhões alia a adoção das melhores tecnologias disponíveis com uma gestão de projeto focada na sustentabilidade dos processos industriais e florestais.
Após sua conclusão, prevista para o final do segundo semestre de 2012, a indústria terá capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas por ano de celulose.
O destino dessa produção – que utilizará como matéria prima a madeira de florestas plantadas de eucalipto, uma fonte 100% renovável – é a exportação para os mercados produtores de papel localizados na América do Norte, Europa e Ásia.