O governador André Puccinelli reiterou para seu segundo mandato as diretrizes da primeira gestão de diminuir os índices de violência e que todos os municípios de Mato Grosso do Sul tenham um delegado. “Já estamos cumprindo a determinação do governador e todas as cidades do Estado tem um delegado e delegacia atualmente”, afirmou o secretário de Justiça e Segurança Pública Wantuir Jacini. Segundo Jacini quando um delegado é transferido, imediatamente a direção-geral da Polícia Civil designa outro profissional para substituí-lo.
Os planos para a área de segurança na segunda gestão de André Puccinelli incluem a definição de indicadores e índices a serem baixados dos crimes que mais impactam a sociedade como homicídios, roubos, furtos e crimes contra o patrimônio. “Esse grupo de crimes terá uma atenção especial dentro do compartilhamento de responsabilidades por todas as instituições da polícia preventiva, repressiva e Agepen [Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário], fechando o ciclo da justiça e segurança pública”, explanou o secretário.
“continuaremos a tratar dos meios materiais como construção e reforma de unidades das instituições, investiremos em mais cursos de capacitação e aperfeiçoamento do efetivo, aquisição de pistolas, computadores e uniformes”, afirmou Jacini.
Hoje (8), durante encontro com o prefeito de Sidrolândia Daltro Fiuza, os deputados estaduais Paulo Corrêa e Carlos Marun, o secretário de Justiça e Segurança Pública Wantuir Jacini e a vice-governadora Simone Tebet o governador determinou o aumento do efetivo das polícias Civil e Militar para Sidrolândia, atendendo ao pedido do prefeito, que também solicitou a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município em parceria com o Estado.