Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Até o final do mês a Eldorado Brasil inicia obras em Três Lagoas

Em duas semanas, as empreiteiras deverão alojar os 1,5 mil funcionários, contratados em todo o país, para dar início às obras

A fábrica de celulose da Eldorado Brasil começa a ser edificada até o final deste mês, em Três Lagoas. Segundo a assessoria de imprensa, em duas semanas, as empreiteiras deverão alojar os 1,5 mil funcionários, contratados em todo o país, para dar início às obras. A expectativa é de que até o final de 2011, no pico da construção, oito mil operários estejam ativos no município.

A construção já é possível, pois a terraplanagem foi concluída. Outra etapa que a Eldorado já tem praticamente pronta, segundo o gerente-geral do empreendimento, Guilherme Araújo, é o processo de aquisição de maquinários e equipamentos. Desde o início de março, já estão efetivadas 90% das compras de materiais que serão instalados na segunda fase da implantação, que se divide em construção, implantação e operação.

Os primeiros maquinários começam a ser entregues no segundo semestre de 2011. O contrato firmado com a Andritz Brasil e a Metso Paper é considerado um dos maiores para a aquisição de matéria-prima já firmados no País. O pedido encaminhado à subsidiária brasileira do grupo Andritz, que tem sede em Graz, na Áustria, prevê a entrega do pátio de madeira, linha de fibra, duas secadoras e uma unidade de licor branco. Já a finlandesa Metso será responsável pelo fornecimento da caldeira de recuperação e da linha de evaporação.

Pelas projeções da empresa, o cronograma de partida na produção de 1,5 milhão de tonelada/ano de celulose continua mantido. “Esperamos dar início no segundo semestre de 2012”, garante Araújo.