A Polícia Militar Ambiental (PMA) concluiu ontem (17) a “Operação Carnaval”, iniciada na última quinta feira (11), em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. De acordo com a PMA, os números de pessoas atuadas e presas este ano foi maior em relação ao ano passado.
A operação resultou em 26 autuados, com 20 pessoas presas em flagrante. Dessas 17 por pesca predatória, dois por posse ilegal de arma, uma com orquídeas, e o restante dos acusados envolvidos com carvoarias. Segundo informações da PMA, a quantidade de pescado apreendido foi superior em relação às operações dos anos anteriores, totalizando 282 kg.
Durante a fiscalização, foram apreendidas 21 redes de pesca, oito tarrafas e molinetes, 159 iscas vivas, 13 munições, 11 bóias, dois espinhéis e 141 anzóis de galho. De acordo com a PMA, a quantidade de apreensões por anzóis de galho foi o dobro da apreendida no ano passado, porém, praticamente a mesma com relação ao ano de 2007 e 2008. Os valores de multas aplicados foram superiores às operações de anos anteriores, totalizando R$ 112 mil.
A “Operação Carnaval” contou com 90% do efetivo, que totalizam 340 policiais, duas equipes da sede em viaturas e três equipes em rios. A PMA reforçou o policiamento em Corumbá e Porto Murtinho, em função da modalidade pesque-e-solte no rio Paraguai e a demanda maior de turistas durante as festividades do Carnaval, além outras cidades com tradição carnavalesca, tais como: Bonito, Jardim, Coxim, Aquidauana e Miranda.
Leia a matéria completa em nossa edição impressa