O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros começará 2010 com a inclusão de mais uma viatura na frota da corporação. Conforme o comandante da corporação, major Luiz Antônio de Mello, o caminhão, cedido pelo Comando Geral dos Bombeiros, em Campo Grande, terá capacidade para 33 mil litros de água – volume cinco vezes superior à aquela que era a viatura com maior capacidade (sete mil litros) até então -, e visa contornar um problema sério em Três Lagoas: a deficiência na rede de hidrantes. “Trata-se de uma carreta adaptada. A frente é um caminhão Mercedes Benz [usado], mas a carreta será adaptada com um tanque, motor e uma bomba d’água”, completou.
Mello explicou que o objetivo é utilizar o veículo não no combate direto a incêndios, mas sim no abastecimento das outras viaturas menores. A medida refletirá em maior agilidade do serviço e também economia, segundo ele. “Hoje, em um caso de incêndios de grande proporção, uma viatura tem que ficar no local enquanto as outras duas faz o trabalho de reabastecimento, indo até um hidrante e retornando ao local do incêndio. Com esta viatura não serão mais necessárias estas viagens, já que a capacidade dela é muito grande”, completou Mello.
Para se ter uma base, atualmente o Corpo de Bombeiros conta com três viaturas de combate à incêndios: duas ABRs, com capacidade para 1,2 mil litros d’água e utilizadas para princípios de incêndios e uma ABT, com capacidade para sete mil litros.
“Em contrapartida, a rede é muito deficitária, o que torna a busca pelo reabastecimento das viaturas um problema”.
O Corpo de Bombeiros chegou a encaminhar um projeto para a Sanesul, empresa responsável pelo fornecimento de água no Município, para a implantação de novos hidrantes. Mello não soube informar a quantidade exata de hidrantes existentes no Município, mas citou dois exemplos de onde se faz necessário o mecanismo: no projeto, foram solicitadas mais dois hidrantes na área central e um no Parque Industrial, onde hoje não há nenhum. “Mas isto também depende de projeto, liberação de recursos e pode demorar um pouco. Por isto, fico mais tranquilo com a viatura”.
A reforma da carreta é realizada em uma oficina em Três Lagoas e está orçada em R$ 40 mil, proveniente de recursos privados – o nome da empresa colaboradora deverá ser anunciado no dia da entrega da viatura.
Como se trata de um veículo de abastecimento, o caminhão deverá ser manuseado por dois bombeiros. A previsão é de que a nova viatura seja entregue na primeira quinzena de janeiro. Hoje, o 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros conta com 12 viaturas. Além de Três Lagoas, a corporação atende os municípios de Brasilândia e Água Clara.