A secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino, confirmou ontem (14) a participação do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, na formatura do Projovem Trabalhador. Na segunda-feira (25), às 19 horas, no Ginásio Municipal Cacilda Acre Rocha, 986 alunos receberão os certificados de conclusão.
A vinda do Ministro faz parte da concretização de uma promessa – feita no dia 4 de setembro – durante o Fórum do Programa Juventude Cidadã. Na ocasião, Lupi prometeu presença, caso 50% dos alunos saíssem empregados dos cursos. “Se desta turma sairem 50% de jovens no mercado com carteira assinada, eu garanto as mil vagas para o ano 2010, caso contrário serão apenas 500. E ainda venho para participar da formatura”, prometeu Carlos Lupi.
Embora a quantidade de alunos que já atuam no mercado de trabalho não tenha sido confirmada, segundo a secretária, a data foi escolhida para conciliar com a agenda do ministro. “Ainda não sabemos quantos alunos estão no mercado trabalho. Sei que há muitos, mas não posso precisar uma porcentagem. Temos seis meses para inseri-los. O que vale ressaltar é que a evasão foi quase nula, já que apenas 14 estudantes desistiram do curso”.
Maria Lúcia atribui o interesse dos alunos no curso às necessidades da Cidade. “Não foi aleatória a escolha dos cursos. Nós nos preocupamos em saber qual era a necessidade e o interesse tanto do mercado, quanto dos jovens. Por isso acredito que o sucesso esteja ligado a este fator. Também foi a primeira vez que trabalhamos com um recurso tão grande”, enfatizou.
Para este ano, Lúcia Firmino acredita que sejam abertas mais 500 vagas. “O interesse é grande. No ano passado tivemos 1,5 mil inscritos e mil vagas. Se depender do ministro e da efetivação dos nossos alunos, provavelmente teremos 1,5 mil vagas” disse.