A Companhia Energética de São Paulo (Cesp) sinalizou positivamente em relação à possibilidade de doar seis hectares de uma área de sua propriedade, localizada nas imediações da BR-262, em frente ao Campus II da UFMS, para a construção do Hospital Regional e da Faculdade de Medicina em Três Lagoas. A sinalização ocorreu após reunião realizada com a vice-governadora Simone Tebet (PMDB), que entregou, inclusive, um ofício do governador André Puccinelli, solicitando a área.
Entretanto, a confirmação da doação da área só ocorrerá após reunião e aprovação do conselho deliberativo da Cesp que se reúne uma vez por mês. “Pelo que a Simone disse, a reunião foi bastante positiva, mas tem que haver a aprovação do conselho”, disse o assessor jurídico da Prefeitura, Clayton Mendes, que está em São Paulo participando de reuniões com representantes da companhia para tratar do assunto.
Assim que houver a aprovação efetiva, Clayton disse que será necessário fazer o desmembramento da área requerida. Ele informou que a área total da Cesp, que vai até as proximidades da Cascalheira, tem 199 hectares. A parte solicitada pela Prefeitura tem seis hectares e abrange o trecho onde funcionava a moradia estudantil até as proximidades do Posto Fiscal.
Apesar da necessidade de decisão final do conselho, a administração municipal está antecipando os trabalhos. “Assim que isso acontecer, o documento do desmembramento já estará pronto. Já conversei com os advogados e técnicos da Cesp, e eles solicitaram que fosse feito o roteiro do desmembramento, o que será providenciado pela Secretaria de Obras”, disse o assessor jurídico.
Após esse processo, Clayton informou que será providenciado o registro da área em cartório. Ele acredita que dentro de 15 a 20 dias esse processo seja concluído. “Esse trabalho é importante, pois temos que garantir essa área para a construção da faculdade e do hospital, já que é o melhor local para esse empreendimento”, observou o assessor jurídico.
HOSPITAL
Na semana passada, o governador André Puccinelli informou que irá destinar R$ 20 milhões para a construção do hospital em Três Lagoas. O recurso faz parte do montante dos R$ 1,032 bilhão que serão destinados a Mato Grosso do Sul através de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com a área definida, a expectativa é de que as obras comecem ainda neste ano.
O hospital terá 100 leitos para atendimento de alta e média complexidade. Já o curso de medicina será iniciado com 60 vagas. As inscrições devem ser abertas no próximo ano, e as aulas têm previsão para começar em 2014.