Muito se fala sobre colesterol e todos os problemas que níveis elevados podem causar, no Brasil um recente estudo apontou que cerca de 350 mil pessoas perdem a vida em decorrência de doenças cardiovasculares, existem variados fatores que contribuem para o surgimento dessas doenças, como o colesterol que em grandes quantidades, acumulam-se nas paredes das artérias, tornando-as mais estreitas, esse acúmulo pode causar a obstrução do fluxo sanguíneo para o coração e ocasionar a arteriosclerose, um problema grave que pode levar ao paciente a ter um AVC ou infarto.
Mas calma, a cardiologista Dra. Vivian Alves Moreira Fidelis alerta que quando controlado o colesterol tem função importante no nosso organismo. O primeiro é o HDL, também chamado High Density Lipoprotein ou colesterol bom, ele atua retirando moléculas de gordura, incluindo o mau colesterol, e levando-as para o fígado, onde são metabolizadas e eliminadas do organismo.
Já o LDL, também chamado Low Density Lipoprotein ou colesterol ruim, é também importante para o bom funcionamento do organismo, é ele que auxilia no processo de formação dos hormônios. Mas atenção, quando encontrados de forma elevada, esse tipo de colesterol pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, uma vez que promove a oxidação das células de gordura e, assim, favorece a formação de placas dentro dos vasos sanguíneos.
Vivian ressalta ainda que ambos os tipos são importantes para o funcionamento correto do organismo, mas é importante estar atento aos níveis. Essa verificação é feita através de exames periódicos, em casos de níveis elevados é ele que vai dizer o melhor caminho para evitar problemas futuros.
Visite o médico regularmente, pratique atividades física e evite consumir frituras, refrigerantes e alimentos muito gordurosos.
Cuida da sua saúde hoje!