O exemplo do crescimento da economia de Três Lagoas pode ser visto nitidamente em bairros residenciais, que tiveram algumas de suas vias transformadas numa espécie de “coqueluche” do comércio. Devido o valor alto dos aluguéis na área central, muitos empresários e profissionais liberais, decidiram apostar no movimento de pessoas e de veículos em vias que até então abrigavam somente imóveis residenciais.
Um exemplo disso é o que acontece no bairro Nossa Senhora Aparecida, na rua Manoel João Dantas Filgueiras. A via está sendo a mais procurada para a abertura de novas empresas. Os empreendimentos são os mais variados possíveis, como posto de combustível, farmácia, lotérica, lojas de artigos religiosos, confecções, entre outros tipos de atividades.
Marcos Fabio Prudente de Oliveira, proprietário da Farmácia Prudente, é um dos empresários que resolveu apostar no movimento da rua Manoel João Dantas Filgueiras. Há seis meses ele abriu uma loja no local, empregando seis pessoas. Ele realizou uma pesquisa de mercado e verificou que a região estava necessitando de uma farmácia de grande porte.
Ele investiu alta quantia em dinheiro no empreendimento, tendo conseguido financiamento por meio do FCO. “O segredo do sucesso é fazer pesquisa de mercado e depois dedicação ao cliente. Muitas empresas acabam fechando devido o mau planejamento”, informa. “Nós plantamos a semente e agora estamos na fase de regar e adubar para colher os frutos mais tarde. Acredito que se tudo der certo, vamos conseguir recuperar o capital investido após cinco anos”, informa.
As sócias Antonia de Freitas Bento, 37 anos e Edna Aparecida dos Santos Silva, 52 anos também resolveram apostar na rua movimentada do bairro Nossa Senhora Aparecida. . Elas montaram uma loja de artigos religiosos. O estabelecimento acaba de ser inaugurado. As duas vão pagar R$ 600 de aluguel e estão otimistas quanto às vendas. “Escolhemos este lugar pelo movimento de veículos e pessoas que passam aqui diariamente. Não temos condições de ter um salão deste porte na área central, o aluguel é muito caro.
Elas estão providenciando a papelada para abertura da firma, mas reclamam da burocracia e da carga tributária. ”Os governos deveriam colaborar mais com a gente, visando criar mecanismos para estimular a abertura de novas empresas.”, reclama. Antonia afirma que o segredo para ter sucesso no empreendimento é o bom atendimento ao cliente e ter os pés no chão. “Muitas lojas fecham porque as pessoas dão um passo além do que podem”, explica.
Roberto Soares de Oliveira, 48 anos, possui uma tapeçaria e dois funcionários. Seu estabelecimento funcionava na rua Manoel P. de Campos e agora ele acaba de instalar na Manoel João Dantas Filgueiras, apostando no movimento da via. “O segredo para ter sucesso neste ramo é saber fazer o serviço, cativar a freguesia“. No novo ponto ele paga R$ 500 de aluguel. Seu sonho é reunir capital suficiente para comprar um imóvel comercial. “Para atuar neste ramo a pessoa tem que investir inicialmente cerca de R$ 30 mil”, informa.
Jair João da Silva, 53 anos, montou uma loja de confecções há três anos na região. Por ser dono do imóvel e trabalhar com a própria família, não tendo despesas com empregado, ele afirma que valeu a pena o investimento inicial de aproximadamente R$ 20 mil. Jair afirma que foi fácil formalizar sua empresa na Junta Comercial, mas reclama dos custos com a carga tributária. “Estou feliz com o meu negócio. Vendemos bem aqui. O segredo é ater bem nossos clientes e dedicação”, afirma.
O dentista Zenith Maia, 52 anos, montou uma casa lotérica há seis meses no local. “Ganhei a licitação da Caixa Econômica. Foram eles que indicaram que a loja teria que ser montada nesta via. Eles fazem pesquisa de mercado e verificam que havia necessidade de uma lotérica nesta região. “Atendemos cerca de 500 pessoas por dia aqui”, informa. A empresa emprega três funcionários. “O segredo do sucesso de um negócio é a qualidade no atendimento”, afirma. Ele garante que valeu a pena o investimento e já reivindica a disponibilidade de mais um guichê junto à Caixa para atender a demanda dos clientes.