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Comissão de Infraestrutura aprova emenda de R$ 50 milhões para anel rodoviário de Três Lagoas

Anel rodoviário é apresentado como alternativa para superar o conflito entre tráfego urbano e rodoviário

Anel rodoviário visa desviar o fluxo de veículos pesados da Ranulpho Marques Leal - Arquivo/JP
Anel rodoviário visa desviar o fluxo de veículos pesados da Ranulpho Marques Leal - Arquivo/JP

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou três emendas propostas pelo senador Waldemir Moka (PMDB) para obras em Mato Grosso do Sul. As emendas, que totalizam R$ 400 milhões, são referentes ao Orçamento da União de 2017.

Entre as emendas aprovadas está a que destina R$ 50 milhões para a construção do anel rodoviário de Três Lagoas. A obra tem um valor superior ao da emenda aprovada. O custo do contorno rodoviário só será definido após apresentação do projeto executivo. Entretanto, por se tratar de uma obra que deve ultrapassar os R$ 100 milhões, os recursos são apresentados anualmente ao Orçamento e liberados de acordo com o cronograma do empreendimento.

No início deste mês, quando esteve em Três Lagoas para a inauguração da ponte rodoviária do Rio Paraná, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, garantiu que a construção do contorno rodoviário será prioridade do governo federal.

O ministro citou empenho do governo após ser cobrado pela senadora Simone Tebet (PMDB) e pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante discursos na inauguração. Simone e Reinaldo disseram que o contorno é importante para Três Lagoas devido ao aumento do fluxo de veículos pesados pela avenida Ranulpho Marques Leal, na rodovia BR-262.

O anel rodoviário é apresentado como alternativa para superar o conflito entre tráfego urbano e rodoviário. Os primeiros estudos da obra começaram em 2009, com o levantamento estatístico de incidência de acidentes no trecho e cálculo da projeção de acréscimo do tráfego de veículos nas rodovias BR-262 e BR-158 – principalmente de carretas – em razão da construção e duplicação das fábricas de celulose de Três Lagoas.

EMENDAS
Além da emenda para o anel rodoviário, a Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou investimentos para a Ferrovia Ferroeste, de Cascavel (PR) a Maracaju (MS), no valor de R$ 300 milhões e para a Ponte Internacional ligando Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta (Paraguai).

Os recursos, segundo proposta do senador sul-mato-grossense, devem ser alocados no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), encarregado de gerenciar as ações. Moka ressalva, no entanto, que os valores podem sofrer cortes na Comissão de Orçamento do Congresso, para onde elas seguem agora para apreciação de senadores e deputados.

Segundo Moka, as três emendas são de grande importância para a área de infraestrutura de Mato Grosso do Sul e região Centro-Oeste, com alcance internacional, já que a ponte em Porto Murtinho faz parte do projeto sobre o Corredor Bioceânico, que ligará por meio de rodovias o oceano Atlântico ao Pacífico. “São propostas de grande impacto para o setor de transporte do Estado e do país”, reforça.

De acordo com o relatório da Comissão, as propostas apresentam interesse nacional, na forma de ações estruturantes. “Por essas razões, sou favorável às propostas”, afirmou o relator na comissão, senador Valdir Raupp (PMDB-RO, referindo-se às emendas defendidas por Moka.