No sábado de manhã, duas equipes do Comitê Gestor do Shopping a Céu Aberto “Cidade das Águas” estavam adesivando lojas no centro de Três Lagoas e entregando uma carta aos lojistas visitados explicando o projeto. A ação aconteceu nas ruas Paranaíba e João Carrato.
Segundo a gestora de projetos do Sebrae/MS, Michelle Almeida, o shopping a céu aberto é, na verdade, uma revitalização do centro, como arborização, lixeiras, bancos, organização no trânsito e monitoramento com câmeras, para maior segurança aos empresários. As lojas vão ter uma padronização de fachada.
Michelle disse que no início, os lojistas estavam confundindo shopping a céu aberto com calçadão. “Como a carta explica, é uma intervenção urbana que revitalizará o centro Comercial, permanecendo o trânsito norma nas ruas”.
De acordo com José Nelson da Costa Barros, diretor do Comitê Gestor e gerente da YCK’S, o projeto conceitual é dar uma nova “cara” para o centro, devolvendo-o ao cidadão e fomentar um turismo de compra, atraindo pessoas da região.
Ainda de acordo com o diretor do Comitê Gestor, shopping a céu aberto, como é proposto, já existe na rua João Cachoeiro; também existe em Curitiba. “É mais ou menos como as ruas do centro de Campo Grande, onde há lei de padronização de fachadas das lojas do centro comercial”.
O projeto Cidade das Águas revê padronização de fachadas, layout, mobiliário, vitrine e até criação de logomarcas e páginas na internet. Embora a ação deste sábado priorizou as ruas Paranaíba e João Carrato, o shopping se estenderá pelo quadrilátero central.
Costa Barros não soube informar quantos lojistas aderiram ao projeto, mas ressaltou: “Quem tiver lojas no setor estará, automaticamente, incluído”. Dados do Sebraes informam que há 55 empreendimentos só na rua Paranaíba.