A Festa do Folclore, tradicionalmente realizada em agosto, neste ano vai acontecer de 23 a 26 de outubro. Após reunião com representantes da Justiça Eleitoral, a administração municipal chegou à conclusão de que o melhor seria adiar o evento. Segundo a diretora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri Garcia, a decisão em alterar a data deve-se à legislação eleitoral.
A diretora comentou que a lei não proíbe a realização da festa, mas restringe a sua divulgação. “Essa é uma festa patrocinada exclusivamente pela Prefeitura e envolve um valor alto na organização. Para que tenhamos retorno, que é a participação de boa parte da população, teríamos que ter uma divulgação maciça, o que poderia implicar alguma denúncia ou problema com a justiça eleitoral”, disse Vickie.
A Festa estava prevista para acontecer no Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza, de 9 a 12 de agosto, mês em que se comemora o Folclore. Entretanto, a diretora do Departamento de Cultura, acredita que, em outubro, o evento tenha tudo para ser um sucesso também.
Ela lembrou que, em 2008, a Festa do Folclore também foi adiada devido ao ano eleitoral. “Primeiro, tivemos orientação da assessoria jurídica da Prefeitura e, depois, fomos aconselhados pela Justiça Eleitoral de que o melhor seria adiar para evitar possíveis problemas”, acrescentou.
Segundo Vickie, por outro lado, a nova data pode ser positiva para os artesãos de Três Lagoas, pois eles terão mais tempo para confeccionar mais produtos. “Será no final de outubro, não muito distante do final do ano. Assim, as pessoas podem adquirir os produtos artesanais como presentes de Natal”, comentou.