As obras do contorno ferroviário que desviará os trilhos da linha do trem da área central de Três Lagoas seguem em ritmo acelerado e serão concluídas no mês de outubro deste ano. A afirmação é do gerente regional da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul), Dirceu Deguti, responsável pelo acompanhamento da obra. Ontem ele percorreu as obras dos dois viadutos que estão sendo construídos sobre a Estrada Vicinal de acesso ao Areeiro e da BR-158 (antiga MS-395) que dá acesso a Brasilândia.
Deguti destacou que apesar do período de chuvas, a empreiteira está seguindo o cronograma previsto no contrato. “Prevendo o período de chuvas, nesta primeira etapa foram programadas as obras de arte em concreto, como a construção dos viadutos, galerias e bueiros”, disse o gerente da Agesul.
O engenheiro Jaime Gonçalves Kneipp do Consórcio CMT – Egesa, superintendente das obras, garantiu que o contorno ferroviário ficará pronto dentro do prazo de 300 dias. Iniciada no dia 18 de novembro do ano passado, a execução das obras obedecerá a três etapas. Até o final do mês de abril serão concluídas as obras dos viadutos, galerias ferroviárias, galerias celulares, bueiros e do túnel da BR 262.
Em seguida terá inicio a segunda etapa que prevê a terraplenagem onde serão colocados os trilhos. Na terceira e última fase que deve começar no final do mês de julho serão executadas as obras de super estruturas e colocação de pedras e dos trilhos.