Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Correios registram em média 15 documentos perdidos por mês

A cada 15 documentos perdidos apenas dois são procurados

Em todo o Brasil são 1,2 mil de documentos perdidos cadastrados -
Em todo o Brasil são 1,2 mil de documentos perdidos cadastrados -

Em 2009, os Correios de Três Lagoas registraram 180 documentos perdidos, a metade são carteiras de identidade. Os outros 50% são divididos em outros documentos, 30% são CPF e 20% se dividem entre certidões de nascimento, habilitações e carteiras de estudantes.

Segundo o gerente da agência central dos Correios, Jhonas Ladeira Duarte, deste total, apenas 15% procuram pelos documentos. “A procura é baixa. A cada 15 documentos apenas dois são devolvidos. Geralmente, quem vem até a agência procurar não encontra e quem não vem tem os documentos aqui”, ressalta.

Ele explica que os documentos que não são retirados são devolvidos aos órgãos emissores, caso não sejam procurados no prazo de 30 dias, contados a partir do cadastro. “O cidadão tem um mês para procurar, depois disso encaminhamos aos órgãos emissores. A demanda é razoável se comparada a outras cidades do Estado. Acredito que a população está bem informada quando o assunto é a procura. Elas conhecem os serviços prestados pela empresa”.

Para retirar o documento é necessário pagar uma taxa de R$ 3,30. “As pessoas geralmente não reclamam da taxa. O mais importante é trazer algum comprovante, para que esse documento não seja entregue em mão erradas”.

BRASIL

Em todo o país, no ano passado, foram 379.769 documentos. Desse total, apenas 30.525 foram devolvidos. São aproximadamente 1,2 milhão de documentos cadastrados.

Quem quiser buscar os documentos perdidos pode comparecer as agências ou ainda utilizar o site dos correios – www.correios.com.br. No local há um espaço para apresentação do nome completo da pessoa que perdeu o documento.

Quem encontrar documentos perdidos também pode colaborar entregando em qualquer agencia dos correios ou depositando nas caixas de coleta.
Para retirar o documento a taxa é de R$ 3,30. Há exceção para aqueles que não possuem o dinheiro, para isso, é necessário assinar uma declaração alegando a falta de recursos para pagamento.