Encerra-se, hoje, a Vernissage – “Arte no Século XX – Arte moderna no Brasil” com a exposição de 50 telas em óleo sobre placa de celulose produzidas pelos alunos do projeto Criador e Sua Arte. A exposição teve início na última segunda-feira e se estende até hoje, das 8h às 17h, na Câmara dos Vereadores de Três Lagoas. Segundo a coordenadora do projeto, a artista visual Nilva Barrozo, até ontem, mais de duzentas pessoas passaram pelo local para apreciar as obras de arte. “Os visitantes estão encantados com a qualidade das telas”, frisou.
Conforme Nilva, os professores de artes das escolas da rede estadual de Três Lagoas têm comentado que o projeto Criador e Sua Arte mostrou-se positivo no cotidiano escolar.
“Comentários como esse vêm ao encontro do objetivo do programa que visa auxiliar na construção da cidadania por meio da arte, incentivar a pintura artística como forma de expressão, e elevar a autoestima dos jovens, além de oferecer uma ocupação aos participantes”.
O curso teve duração de 10 meses. Nesse período, atendeu a 84 alunos, de 15 a 29 anos, moradores do bairro Jupiá. Para a coordenadora, o projeto conseguiu agregar conhecimento técnico e reflexão sobre a arte aos cursistas.
Criador e Sua Arte
O projeto Criador e Sua Arte foi aprovado pela Lei Rouanet que é um incentivo à arte desenvolvido pelo Ministério da Cultura. São patrocinadores do projeto as empresas Instituto Votorantim, Fibria e Supermercado Proença, com apoio da Casa da Cultura. Segundo Nilva Barrozo, o projeto teve um custo de R$ 294.103,00.
Próximo Projeto
De acordo com Nilva, em 2013, o projeto será itinerante e terá o nome de “Arte no Bairro”. Este projeto vai beneficiar 250 jovens de 15 a 29 anos, moradores de Três Lagoas. A programação e abertura de inscrições serão divulgadas em breve.