Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Depois de um ano, reforma do quartel do bombeiros de TL será retomada

Obras tiveram início em agosto de 2013

Primeira empresa não passou da fase de fundação - Arquivo/JP
Primeira empresa não passou da fase de fundação - Arquivo/JP

Depois de um ano paralisadas, as obras de reforma e ampliação no quartel do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, em Três Lagoas, enfim serão retomadas. As obras tiveram início em agosto de 2013, quando foi assinada a ordem de serviço, no dia 9. No entanto, foram paralisadas no início do ano passado, quando a então empresa responsável desistiu de executar o projeto por questões financeiras.

A nova licitação para a obra foi aberta em novembro do ano passado e teve como vencedora a empresa WLH Construções, a mesma responsável pela construção do novo prédio que abrigará o novo Centro de Operações da Polícia Militar (já concluído).

Por meio de assessoria de imprensa, o secretário de Infraestrutura, Transportes e Habitação, Walter Garcia, explicou que as obras devem ser retomadas ainda nesta semana. A contratação da empresa está publicada no Diário Oficial dos Municípios dessa segunda-feira, dia 2.

O secretário explicou que a obra foi orçada em R$ 900 mil, investimento fruto de convênio com a Petrobras, por conta dos impactos ambientais oriundos com a instalação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados no município.

No entanto, o novo contrato prevê um investimento de R$ 869,6 mil, uma vez que a parte inicial do projeto foi executada pela primeira empresa contratada.

A expectativa é que a obra de reforma e ampliação do quartel, que era para ter sido inaugurada em agosto de 2014, fique pronta dentro de 360 dias, a partir da retomada da construção. O prazo foi estipulado no projeto. No entanto, devido ao tempo de espera, o Corpo de Bombeiros de Três Lagoas deverá solicitar um pouco de agilidade para a nova empresa vencedora. A pressa deve-se ao fato de que, desde o início das obras, a corporação tem sofrido com alguns transtornos, como a falta de uma garage, que fez com que, há um ano, os veículos dos bombeiros fossem mantidos na rua.

PROJETO

Além da construção de uma nova fachada para a corporação, a obra ainda prevê a construção de um novo bloco, que irá, abrigar a garagem no térreo, e o dormitório dos bombeiros no piso superior. O novo bloco contará com uma área de 580,2 m² e fará com que o quartel torne-se um dos mais bonitos do Estado. A reforma ainda contempla a construção de copa, hall, banheiros, lavabo e a instalação de um cano interligando dormitório e garagem, como nos quarteis americanos.

A expectativa é que, após a conclusão dessa reforma, o Corpo de Bombeiros de Três Lagoas inicie uma outra, com recursos próprios, para recuperar o atual prédio.