Acontece na próxima terça-feira, 1º de fevereiro, às 9 horas, a posse dos deputados estaduais diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS). A posse será no Plenário Júlio Maia e logo em seguida haverá a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Antes do início da sessão, será realizada a apresentação musical do coral de Meninas Cantoras de Porto Murtinho, no Saguão Arte Mulher Nelly Martins. A direção dos trabalhos será do deputado Jerson Domingos (PMDB) com dois secretários escolhidos entre as maiores bancadas de partidos diferentes, no caso, PSDB e PR.
Após a formação da mesa, o presidente irá firmar compromisso nos seguintes termos: "Prometo desempenhar fiel e lealmente o mandato que me foi conferido, guardar a Constituição Federal e a Estadual, e servir a minha Pátria promovendo o bem geral do Estado de Mato Grosso do Sul". Em seguida, os deputados deverão declarar: "Assim o prometo".
A solenidade tem presença confirmada do governador André Puccinelli e do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Alfeu Puccinelli. Os hinos serão executados pela Banda de Música do Comando Militar do Oeste.
REELEITOS
Foram reeleitos 14 dos 24 deputados. São eles: Jerson Domingos; Junior Mochi; Marquinhos Trad; Maurício Picarelli; Carlos Marun (todos do PMDB); Dione Hashioka e Onevan de Matos (ambos do PSDB); Paulo Duarte e Pedro Kemp (ambos do PT); Antônio Carlos Arroyo; Londres Machado e Paulo Corrêa (todos do PR); Zé Teixeira (DEM) e Marcio Fernandes (PT do B).
Diogo Tita (PMDB), que exerceu mandato parlamentar na última legislatura porque era suplente de deputado, foi eleito a uma vaga na Casa de Leis. Já Laerte Tetila (PT), retorna à Assembleia após 11 anos. Ele foi deputado estadual entre 1999 e 2000.
ESTREANTES
A Nona Legislatura contará com oito deputados estreantes, o que representa renovação de 30% entre os parlamentares. São deputados estreantes George Takimoto (PSL); Cabo Almi (PT); Marcio Monteiro (PSDB); Eduardo Rocha (PMDB); Luiz Felipe Orro (PDT); Mara Caseiro (PT do B); Lauro Sérgio Davi (PSB); e Alcides Bernal (PP).