As reeducandas do Estabelecimento penal Feminino de Regimes Semiaberto, Aberto e Assistência às Albergadas de Três Lagoas (EPFRSAAATL) participaram em setembro de um curso de bordados em chinelos. Algumas delas transformaram o conhecimento adquirido em fonte alternativa de geração de renda.
Patrocinado pelo Conselho da Comunidade local, o curso teve duração de cinco dias, mas para as detentas representou uma oportunidade de recomeço.
É o caso da interna S.F.A.N., 28 anos. Segundo ela, o curso serviu como uma forma de desenvolver a criatividade. “Aprendemos algo novo, que podemos utilizar para ganhar dinheiro", garante.
Já para a reeducanda C.A.T., 35 anos “o curso representou uma terapia e um incentivo para não voltar ao mundo do crime".
Segundo a diretora do EPFRSAAATL, Leonice Miranda Rocha Guarani, outros cursos, por meio de parceria, estão sendo preparados para ser realizados com as internas. “Nosso objetivo é capacitá-las de forma que consigam espaço no mercado de trabalho, ou mesmo garantirem seu sustento dignamente”, comentou.