Na próxima semana a Secretaria Municipal de Finanças Planejamento e Controladoria deve publicar decreto estabelecendo os novos valores para a aplicação de multa aos proprietários de terrenos baldios sujos, ou tomados pelo mato, que não promoverem a limpeza no prazo de 30 dias, depois de notificados. A informação foi prestada ao Jornal do Povo pelo secretário municipal de Obras, Getúlio Neves da Costa Dias.
O município deverá fixar o valor da multa em R$ 600 para quem não atender a notificação dos fiscais da Prefeitura. O secretário disse que poderá recorrer à Justiça contra aqueles que insistirem em não atender à determinação na municipalidade, baseado na necessidade de se promover uma limpeza geral nos terrenos baldios da cidade, visando o combate à Dengue. "A população precisa fazer a parte dela. Para se ter uma idéia, existem drenagens e bocas de lobo entupidas devido as pessoas jogarem lixo nas ruas e para dentro do sistema de captação de água das chuvas”, acrescentou.
Do total de terrenos existentes em Três Lagoas, Getúlio Neves acredita que 30% são baldios.
CIDADE LIMPA
No próximo mês, a prefeita Márcia Moura (PMDB) deve lançar a “Operação Cidade Limpa”, para combater a dengue. A ação será desenvolvida pelas secretarias de Saúde e Obras.
Durante o mutirão de limpeza, os agentes da saúde visitarão e entregarão panfletos informativos sobre a dengue e leishmaniose, e distribuirão sacos plásticos para auxiliar a população no recolhimento do lixo.