O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia de Souza, está otimista com o aumento da geração de empregos para o próximo ano. Ele fez um balanço positivo do processo de industrialização durante o ano de 2010. De acordo com o secretário, nove grandes indústrias receberam incentivos fiscais do município durante este ano, algumas estão iniciando as atividades e outras se preparam para a ampliação dos negócios.
Entre as indústrias que se instalaram em Três Lagoas, estão a Projad Calderaria, Linhas Nice, Construluz Poste e Concreto, MJ Usinagem. Além da Metalfrio que já concluiu a sua terceira etapa de ampliação, outras empresas como Fatex, Brascooper e Braga Adesivos também aumentaram o número de empregados e instalações.
Para o ano de 2011, a expectativa é muito grande por parte do secretário. Ele anunciou que as indústrias Eldorado Celulose e a Siderúrgica Três Lagoas (Sitrel) entrarão em fase de construção e deverão contratar a partir do segundo semestre, mais de 10 mil empregados temporários. “Serão trabalhadores que virão de diversas partes do Brasil e permanecerão na cidade por cerca de 6 meses”, disse Marco Garcia que também anunciou a instalação de outras empresas.
Estão pleiteando a instalação no município, Andressa Confecções, Capuani Essências e Somopar Indústria de Móveis. “O processo de industrialização do município deve ter grande evolução no próximo ano, com a chegada de outras indústrias de menor porte”, acredita o secretário, afirmando que a Fíbria deve iniciar a sua segunda fase em 2013 e no mesmo ano, a Petrobrás Fertilizantes iniciará sua construção.