O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quarta-feira (25) em Londres, que a aliança entre EUA e Europa segue "indispensável".
Obama discursa para as duas Câmaras do Parlamento Britânico, no Westminster Hall, no seu segundo dia de visita ao Reino Unido.
No discurso, o democrata reafirmou o compromisso histórico e a aliança entre os dois países, além do compromisso mútuo com os ideias democráticos e do livre mercado.
Emergentes
Ele voltou a citar o Brasil, ao lado de China e Índia, como exemplo de país que terá um papel importante no novo cenário internacional, mas rejeitou a ideia de que os emergentes provoquem uma diminuição da influência americana e europeia no cenário internacional.
Em referência ao conflito no Oriente Médio, Obama disse que é a favor da segurança de Israel e da criação de um Estado Palestino soberano, sem entrar em detalhes na questão.
Revoltas árabes
Obama voltou a afirmar que a transição democrática nos países árabes deve ser longa e difícil e levar anos, repetindo afirmações de seu discurso da semana passada sobre os países árabes.
Ele reafirmou que a intervenção ocidental na Líbia "evitou um massacre" no país do ditador Muammar Kadhafi, mas afirmou que os aliados "não podem evitar todas as injustiças" na região.