Terminaram nesta quinta e sexta-feira os cursos de Processamento Caseiro da Banana e Processamento Caseiro do Milho. As aulas tiveram inicio nos dias 22 e 23, e aconteceram no Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza e na Apae Rural.
Os cursos tiveram duração de 32 horas/aulas. Em ambos, os alunos tiveram a oportunidade de aprender noções básicas de segurança no trabalho, meio ambiente, além de higiene e manipulação de alimentos.
Segundo o secretário da pasta, Luiz Akira, os temas dos cursos são escolhidos de acordo com a demanda de cada comunidade atendida. “Nossa intenção é mostrar as possibilidades de aproveitamento de produtos que têm baixo custo, como banana, milho e mandioca. Aqui os alunos aprendem a fazer bolos, aproveitar a casca, o farelo do milho e transformam tudo em alimentos”, salientou.
Akira ressaltou ainda que esses produtos podem ser encontrados facilmente. “O importante é que tudo seja usado para o consumo. Com isso, é possível, até mesmo gerar uma renda”.
Leila Ribeiro de Souza participa dos cursos oferecidos pela segunda vez. Ela passou pelo curso de produtos de limpeza e comenta sobre o resultado. “Quando fui buscar o meu certificado vi que as inscrições para o curso de processamento caseiro do milho estavam abertas. Como gosto de cozinhar resolvi participar. Entre as melhorias, além de ter um novo conhecimento, consegui aumentar a renda da minha família vendendo alguns produtos”.
Sempre que pode, a dona de casa, Araci Bragança participa dos cursos. “É uma oportunidade de aprimorar algumas receitas, saber usar produtos que jogaríamos fora e ainda agradar os familiares. Como fiz o curso do processamento caseiro da banana, até pensei em vender as balas, pois é um produto que todo mundo gosta e não é difícil fazer”.
Os cursos foram promovidos pela Secretaria Municipal de Agronegócio em parceria com o Sindicato Rural de Três Lagoas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e Prefeitura Municipal.
Leia a matéria completa em nossa edição impressa