Ampliar a rede de relacionamentos das micro e pequenas empresas com empresas governamentais e ainda orientá-las sobre como participar dos processos de compras públicas. Estes foram os objetivos do Encontro de Negócios, realizado durante toda a manhã desta quarta-feira (26), no Sebrae do Bolsão, em Três Lagoas.
O evento, que integra a programação do Fomenta Estadual, reuniu 60 fornecedores de micro e pequeno portes e 13 empresas compradoras (governamentais e privadas) para a possibilidade de negócios futuros. Cada empreendedor pode conversar com até cinco representantes.
Ao todo, foram realizadas 310 reuniões. “Diferente da Rodada de Negócios, em que os contratos com as empresas privadas são fechados na hora, neste encontro, por serem órgãos governamentais, que necessitam de abertura de licitação e outras formalidades, o objetivo foi promover um primeiro contato e mostrar os caminhos existentes para negócios com órgãos públicos no futuro”, destacou a gerente do Sebrae Regional Bolsão, Márcia Rocha.
Foi esta expectativa de negócio futuro que animou o empresário Abel Rodrigues dos Santos. Dono de uma microempresa florestal e de paisagismo, ele aproveitou a oportunidade para conversar com três ancoras: as prefeituras de Três Lagoas, Campo Grande e Chapadão do Sul. “Antigamente, rondava um fantasma de que as licitações tinham favorecimentos e irregularidades. Mas esta realidade mudou muito”. Santos está confiante de um negócio para o próximo ano. “Tenho que fazer algumas adequações, nada difícil de conseguir”.
Com a mesma confiança estão os empresários Maurício Ribeiro de Souza Filho e Ana Paula Nogueira Guerra. O casal tem uma conveniência que fornece água mineral e gelo. Atualmente, já vendem o produto para as terceirizadas da Petrobras e da Eldorado e agora pretendem ampliar a rede de clientes ingressando em negócios públicos. “O Sebrae começou um processo de abertura de mercado até então fechado para a maioria. Somos nós e os compradores conversando diretamente, nos cadastrando, mostrando que estamos aqui”, completou.
Orientação
Para os representantes da Fundação Nacional de Saúde, Gilberto Durão Aranda, chefe da Divisão de Administração, e do Banco do Brasil, Arnóbio Santeiro, o Encontro de Negócios veio para aumentar a participação dos empresários sul-mato-grossenses nos processos de compras públicas.
Conforme Aranda, atualmente as micro e pequenas empresas do Paraná e de São Paulo são as que lideram o ranking de participação no fornecimento de produtos e serviços para o governo Federal. “Este evento é importante para ampliar a visão empresarial. Em Mato Grosso do Sul, há vários órgãos governamentais e poucos fornecedores. Vou citar um exemplo, na última compra de pneus feitas pela Funasa, os produtos vieram de Roraima. Mesmo sabendo que aqui há fornecedores, mas que não estão cadastrados no sistema nacional”, explica Aranda. As compras do governo federal são feitas pelo site Compranet, no portal de licitação.
Orientar os empresários sobre a forma de participar das compras públicas do Banco do Brasil e de ampliar as chances de negócio também foram as principais metas de Santeiro: “O empresário precisa acreditar que a demanda hoje nos órgãos públicos é muito grande”. De acordo com ele, a instituição centralizou suas compras em Brasília, e a principal porta de acesso é a internet [www.licitaçoes-e.com.br].
O Fomenta Estadual teve início na terça-feira (25), com ciclo de palestras destinado tanto a empresários quanto a gestores públicos. O objetivo foi aumentar a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas. “Primeiro realizamos as palestras e hoje foi o dia de empresários e gestores colocarem em prática. Encerramos com um dia para se fazer negócio, que é o nosso objetivo”, finaliza Rocha.
As empresas âncoras do Encontro de Negócios foram Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Comando da 9ª Região Militar, Correios, Funasa, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Petrobras, Sebrae/MS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e as prefeituras de Três Lagoas, Campo Grande e Chapadão do Sul.