Apesar dos estragos com o temporal de segunda-feira (27), 75% das escolas da Rede Municipal de Ensino voltaram a funcionar ontem (29).
Entre as que permaneceram fechadas, apenas três não têm previsão de retorno. É o caso dos Centros de Educação Infantil (CEI) da Vila Nova Alvorada e do Bairro Paranapungá, assim como a Escola Municipal General Custódio de Oliveira, onde há 800 alunos, no Nova Alvorada.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Mário Crespan, esses locais sofreram danos que necessitam de mais tempo para reparos. “Em alguns CEIs e Escolas os estragos foram pequenos e resolvemos tudo ontem, como queda de árvore, falta de luz e quebra de poucas telhas.
A partir de hoje passam a funcionar normalmente. Entretanto, na Escola General Custódio, a Defesa Civil já procedeu a interdição do local para tirar fotos que serão entregues em Brasília para comprovar os estragos e gerar a vinda de recursos, mas após essa comprovação através das fotografias já anteciparemos a reforma”, explicou.
“Com relação aos CEIs no Nova Alvorada e no Paranapungá, ainda levaremos uns dias para resolver os problemas”. O Secretário alega que, nesses casos, é necessária avaliação minuciosa para não colocar a vida das crianças em risco. “Pedimos ao pessoal do administrativo que explique aos pais essa necessidade de suspensão de atividades para que estudemos quais os melhores procedimentos”.
Reposição
Crespan afirmou que todas as aulas não ministradas devido ao temporal serão repostas aos sábados e/ou em horários alternativos. “Nosso calendário letivo tem que ser cumprido. Não é culpa de ninguém, mas não podemos prejudicar a educação de nossas crianças devido esses fenômenos naturais”.
Saques
Segundo um dos funcionários da Escola General Custódio, houve saques na escola. “Os ladrões levaram parte do material pertencente à escola e, como estamos sem muros de proteção, não há meios para impedirmos esses roubos”, denunciou o servidor.