No CBN Saúde dessa quinta-feira (28) o tema foi saúde mental. Walkes Jacques Vargas, conselheiro regional de psicologia de Mato Grosso do Sul, foi o convidado e destacou urgência no tratamento e acompanhamento das doenças mentais, principalmente no pós pandeia.
“Não que o tema não fosse importante antes da pandemia, realmente já era, mas a pandemia intensificou muito o que nós vivamos”, pontuou o especialista.
Durante o quadro, Walkes alertou que a necessidade de cumprir várias demandas, a pressa do dia a dia, as cobranças pessoais e da sociedade, fazem com que sintomas fiquem mais evidentes, principalmente das doenças ansiedade e depressão.
Segundo ele, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a prevalência de ansiedade e depressão aumentou em 25% a nível global.
“Pensando na realidade brasileira, esse aumento atinge principalmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com renda abaixo que não garantam serviços privados, porque nos serviços públicos a gente vê cada dia mais um sucateamento”, declarou.
Confira a entrevista completa: