A prefeita Márcia Moura (PMDB) recebeu na manhã desta quinta-feira (9) representantes do Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem (GAIA) para tomar conhecimento do Programa de Desenvolvimento Local (PDL), que está sendo elaborado para o município de Três Lagoas, para os próximos cinco anos.
O processo de levantamentos, contatos e estudos para a elaboração do PDL está acontecendo, simultaneamente, em Três Lagoas e Brasilândia.
Entre os objetivos específicos do PDL está “a identificação de vocações para o desenvolvimento econômico e social” existentes no município de Três Lagoas e que tenham as condições de receber os incentivos e financiamentos previstos no PDL. O estudo está sendo elaborado pelo Instituto Votorantim e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para Três Lagoas.
Além da fase de “diagnóstico local”, já em execução, o PDL prevê a seleção de propostas e projetos e ainda a implementação e monitoramento no período da execução.
Caberá aos membros desse conselho comunitário “priorizar linhas de ação para investimentos em projetos de geração de renda e trabalho”, conforme explicou Natalie Rios, membro do GAIA, à prefeita Márcia Moura.
O papel do Poder Público Municipal limita-se a “criar condições para facilitar o diálogo com a comunidade e apoiar o trabalho da consultoria, contratada pelo Instituto Votorantim e BNDES”, finalizou Natalie.