Já imaginou gibis do Conan, Hulk, Super Amigos, Almanaque do Capitão América, O Vingador, Mulher Maravilha, Mogli entre outros super heróis e histórias clássicas reunidas e disponíveis em um só lugar? Pois para quem ainda não conhece, ou para os adultos que têm saudades, estes são alguns dos títulos que devem compor o acervo da Gibiteca, que será montada em frente ao parque da Lagoa Maior, no espaço do antigo Mercado Municipal, onde está sendo construída a Casa do Artesão.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura e uma editora participante da Feira do Livro. Segundo a diretora de Cultura, Vickie Vituri, 10% da arrecadação da feira é destinada à compra de livros para a Educação. “Decidimos investir no que considerávamos ser ‘mais difícil’, que era o acervo antigo. Com prar os gibis atuais não tem dificuldade”.
Grande parte das edições trazem além de história, o registro de outras moedas, quando ainda eram adquiridos na época do cruzeiro. “É um acervo que também vai encantar adultos que têm saudades. As crianças precisam conhecer os heróis que faziam sucesso antigamente e ainda saber que alguns deles foram repaginados. No momento, o homem de ferro é sucesso de bilheteria, mas os mais novos não sabem que esse super herói já existia. É uma maneira de fazer um resgate sobre o que os pais destas crianças e adolescentes liam durante a infância”, comentou.
Entre as ‘relíquias’ edições de 1979, 1985 – O Poderoso Chefão data de 31 anos atrás. “São histórias tradicionais e títulos de super heróis. Nosso principal objetivo é estimular a leitura. Vamos ter atividades de cartunismo, trazer caricatas, enfim, fazer com que o pessoal do meio artístico chegue até nós”.
Leia a matéria completa em nossa edição impressa