Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Ibama notifica 21 empresas da Cidade

A operação ?Térmitas?, realizada em todo o Mato Grosso do Sul, encerrou na última sexta-feira

Um caminhão foi apreendido com 600 lascas de itaúba, em Campo Grande -
Um caminhão foi apreendido com 600 lascas de itaúba, em Campo Grande -

Vinte e uma empresas do ramo de construção civil foram notificadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) a apresentarem notas fiscais e documentações jurídicas.
A ação faz parte da operação “Térmitas” (o mesmo que cupim), realizada em todo Mato Grosso do Sul, na semana passada – entre 22 e 26 de fevereiro – com o objetivo de combater a comercialização e extração ilegal de madeira do bioma amazônico.
Segundo Jussara Barbosa da Fonseca, agente ambiental federal, em Três Lagoas, a ação começou com um levantamento prévio de empresas que atuam no ramo: 43 empresas, ao todo; Para depois dar início as fiscalizações.
No entanto, das empresas pré-levantadas, 12 não foram encontradas. A diferença está no fluxo de empresas de fora. “Estas [empresas] que não foram encontradas, tem sede em outras regiões. Estiveram em Três Lagoas para prestar um tipo de serviço e foram embora”.
Entre as localizadas, o grau de infração não foi considerado grave. No Município, não houve autuações, mas sim notificações: a maioria das empresas pela falta do Cadastro Federal junto ao Ibama.
“Todas as notificadas receberam um prazo de cinco dias corridos para apresentar a documentação exigida. No entanto, muitos já nos procuraram no dia seguinte para se regularizar ou já se cadastraram na mesma hora, já que não é necessário pagamento de taxas para este tipo de serviço”.
Até segunda-feira (1), prazo final para cumprimento da determinação, 16 já haviam se regularizadas e muitos ainda procuravam a sede do Ibama. A partir de hoje, aqueles que não cumpriram as exigências descritas na notificação estão sujeitos à autuação e multa. Os agentes do Ibama percorreram indústrias em fase de ampliação e construções civis da Cidade.
Conforme o Ibama Estadual, das 95 empresas fiscalizadas em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, 58 foram notificadas por irregularidades administrativas e duas autuadas. A maioria por falta de Cadastro Técnico Federal no Ibama.

Leia a matéria completa em nossa edição impressa